No total, 33 mil contribuintes de 25 cidades receberão as restituições na regional. A regional da Receita Federal em Piracicaba (SP) divulgou o balanço do 2º lote das restituições do Imposto de Renda 2018. Em toda a região, que engloba 25 cidades, foram restituídas pouco mais de 33 mil declarações, somando cerca de R$ 40 milhões. Os depósitos foram feitos na segunda-feira (16).
Neste segundo lote foram restituídas as primeiras declarações entregues para a Receita Federal em relação ao ano-base 2017, enviadas até o dia 18 de março do ano passado. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. A correção para quem recebe neste segundo lote do IR 2018 é de 2,04%. O 3º lote será pago no dia 15 de agosto.
Ao todo, foram entregues no ano passado 327.309 declarações do Imposto de Renda na região de Piracicaba. Ainda segundo informações da regional, dessas, 13.744 contribuintes caíram na malha fina.
VEJA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O IR 2018
Malha fina
Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas, segundo informações da Receita Federal.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.
Regional de Piracicaba
Além de Piracicaba, a regional cobre Águas de São Pedro, Americana, Analândia, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Itirapina, Jumirim, Laranjal Paulista, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Pereiras, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Maria da Serra, São Pedro e Tietê.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
Source: SP – Piracicaba e região
Receita Federal paga R$ 40 milhões no 2º lote do Imposto de Renda 2018 na região de Piracicaba