Água o bem preciso – A utilização dos recursos naturais de forma sustentável é fundamental para promover a continuidade da vida. Quando solicitar um serviço, avalie criteriosamente a responsabilidade de quem vai prestá-lo. Leve em conta os danos ao meio ambiente e à sociedade que o bem ou serviço adquirido pode causar. Considere prós e contras e decida a favor da vida e da preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
Sábado, dia 11 de agosto de 2014, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu para 5%, registrando um triste recorde negativo. Ai você pode se perguntar: como posso contribuir para reduzir esse impacto? A resposta é: valorize a responsabilidade social das empresas.
A Desentupidora São Paulo utiliza água de reúso na execução de serviços de desentupimento e de hidrojateamento para desobstruir redes de esgotos ou águas pluviais. Imagine: a cada serviço executado pelo processo de hidrojateamento, podem ser utilizados até 10m³ (10 mil litros) de água ou mais. Outro fator relevante a ser considerado é que a empresa desentupidora faça a coleta, o transporte e o descarte dos efluentes (esgotos), sejam eles residenciais ou industriais, e os conduza de forma adequada até estações de tratamento, como determina a Lei. E não apenas pelo risco de serem penalizadas se assim não fizerem, mas sim, por uma questão consciência e responsabilidade com a sobrevivência de nossos filhos e netos.

Água o bem preciso – O desentupimento dos esgotos com água de reúso e o descarte adequado dos mesmos contribuem decisivamente para a redução do impacto ambiental. Saiba que estas atividades, se mau executadas, podem causar danos severos, inclusive com a contaminação das reservas hídricas e lençóis freáticos.
Você sabe o que significa MND? São Métodos Não Destrutivos. Através deles, por exemplo, se ocorrer uma ruptura em uma tubulação de esgoto ou de águas pluviais, invés de substituí-las na integra, se realiza apenas um reparo pontual seguro, evitando intervenções com obras e reduzindo os riscos de contaminação do solo.

Se pudermos, transformar, consertar ou reutilizar, quem agradece é o planeta.
Algumas dicas de consumo consciente.

1- Divulgue esta proposta de consumo consciente.
2- Conserte, recupere prestigie as empresas que utilizam MND (Métodos Não Destrutivos), que reduzem o impacto ambiental.
3- Cobre dos governantes políticas públicas que viabilizem e estimulem o consumo consciente da água potável.
4- Descaracterize os elementos facilitadores para o aumento do impacto ambiental. Águas pluviais, provenientes de chuvas, devem ser descartadas em redes separadas dos esgotos, conforme determina a Lei.
5- Considere a possibilidade de construir uma caixa para captar e armazenar águas pluviais. Assim, elas poderão ser reutilizadas para molhar plantas e lavar o quintal, entre outras utilidades.
6- As crianças que serão os adultos de amanhã devem ser educadas e preparadas para consumir sem destruir começando pela escolhas dos brinquedos.
Só para lembrar: estamos vivenciando a maior crise hídrica de todos os tempos, Pense nisso e faça a sua parte.

Desentupidora São Paulo – 11 3151-5000
www.desentupidorasaopaulo.com

Por: Manoel Morilla